Olá a todos!
Já ouviram falar de geocaching?
Passo a explicar: é uma espécie de jogo, mas sem vencedores, uma brincadeira.
"É um jogo a nível mundial de caça ao tesouro. Um geocacher (a pessoa que pratica geocaching) coloca uma geocache no mundo, anota as coordenadas GPS e partilha a existência e a localização da cache online. Qualquer pessoa com um GPS pode tentar encontrar o local" (tradução livre desta definição).
Uma cache não é nada mais que uma caixa ou um recipiente de alguma forma (geralmente plástico)...pode ser um ovo kinder, uma garrafa de plástico, um tupperware... As caches são colocadas em locais públicos, uns mais acessíveis que outros. A maioria das caches tem algum interesse turístico, cultural ou desportivo. No jogo o mais importante é a procura da cache e não o conteúdo da mesma. O verdadeiro tesouro é a experiência, o conhecimento e a descoberta!
Em Terroso, existem duas caches, uma na Cividade de Terroso e outra na Mamoa de Sejães.
A primeira é chamada multi-cache, o que significa que para encontrarmos as coordenadas finais, precisamos de responder a algumas perguntas...como um enigma. As perguntas são referentes à Cividade. Quando a procurei já conhecia bem a Cividade, mas para quem não conhece é óptimo!
A segunda cache é uma cache tradicional, com as coordenadas finais disponíveis no site. Esta cache deu-me a conhecer um monumento histórico, que eu desconhecia. Gostei muito de saber que na nossa terra existe outro monumento romano tão interessante! Um monte funerário, chamado de Mamoa.
Se quiseres experimentar inscreve-te aqui e acede à localização das geocaches espalhadas pelo mundo!
Fotos de geocachers: the Ateam e Cachapim
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário