quarta-feira, 16 de junho de 2010

Geocaching em Terroso

Olá a todos!
Já ouviram falar de geocaching?
Passo a explicar: é uma espécie de jogo, mas sem vencedores, uma brincadeira.
"É um jogo a nível mundial de caça ao tesouro. Um geocacher (a pessoa que pratica geocaching) coloca uma geocache no mundo, anota as coordenadas GPS e partilha a existência e a localização da cache online. Qualquer pessoa com um GPS pode tentar encontrar o local" (tradução livre desta definição).
Uma cache não é nada mais que uma caixa ou um recipiente de alguma forma (geralmente plástico)...pode ser um ovo kinder, uma garrafa de plástico, um tupperware... As caches são colocadas em locais públicos, uns mais acessíveis que outros. A maioria das caches tem algum interesse turístico, cultural ou desportivo. No jogo o mais importante é a procura da cache e não o conteúdo da mesma. O verdadeiro tesouro é a experiência, o conhecimento e a descoberta!

Em Terroso, existem duas caches, uma na Cividade de Terroso e outra na Mamoa de Sejães.
A primeira é chamada multi-cache, o que significa que para encontrarmos as coordenadas finais, precisamos de responder a algumas perguntas...como um enigma. As perguntas são referentes à Cividade. Quando a procurei já conhecia bem a Cividade, mas para quem não conhece é óptimo!
A segunda cache é uma cache tradicional, com as coordenadas finais disponíveis no site. Esta cache deu-me a conhecer um monumento histórico, que eu desconhecia. Gostei muito de saber que na nossa terra existe outro monumento romano tão interessante! Um monte funerário, chamado de Mamoa.
Se quiseres experimentar inscreve-te aqui e acede à localização das geocaches espalhadas pelo mundo!


Fotos de geocachers: the AteamCachapim

13 de Junho de 2010

No passado domingo, dia de Santo António, os "finalistas" do Infantário do Centro Social e Paroquial de Terroso, brindaram a nossa bela freguesia com um espectáculo no largo de Santo António.

Por volta das 11:30, lá vinham os pequenotes, todos gaiteiros, cheios de energia e boa disposição. Os meninos de calças pretas e camisas brancas, com o lencinho no bolsa da camisa. As meninas com um bonitos aventais pintados à mão e lencinhos a combinar...lá iam as tricaninhas todas bonitas!
Muito profissionais, os pequenos dançaram (e cantaram), ao som de "Sintra Poveira", a coreografia que irão apresentar na comemoração das festas de São Pedro, na Póvoa de Varzim, no dia 25 de Junho, pelas 10:00, no Auditório da Lota (S. Pedrinho e a Pequenada).

No mesmo dia, da parte da tarde, tivemos um animado festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico das Lavradeiras de Santa Maria de Terroso, com a participação de Ranchos do Douro Litoral e Minho.
Durante o dia,  houve venda de comes e bebes, rifas e artesanato local, para angariação de fundos para o Centro Social. Foi um dia muito agradável, em que a comunidade teve a oportunidade de se reunir mais uma vez! Venham mais eventos como este :)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Património cultural...

  • Cividade de Terroso
  • Mamoa de Sejães
  • Fonte de Paranho
  • Cruzeiro de São Salvador
  • Cruzeiro de São Lourenço
  • Mantas de trapos de Terroso
  • Gastronomia :) a descobrir...

Património religioso...

  • Igreja Paroquial de Santa Maria de Terroso
  • Capela do Divino Salvador de Terroso
  • Capela de Santo António de Terroso
  • Capela de São Lourenço de Terroso
  • Nicho de Santo António de Terroso